domingo, 29 de junho de 2014

Tigre Negro

Atualmente,o que é chamado de "tigre negro" são tigres com listras muito largas que se juntam e escondem o fundo laranja da pelagem, fazendo parecer que tem listras douradas por cima de um fundo preto, eles são pseudo-melanísticos, não são totalmente negros.
"tigre negro pseudo-melanistico" real 

" tigre negro pseudo-melanístico "
 Mas há muitos relatos de tigres totalmente negros, , verdadeiramente melanisticos, tendo listras negras por cima de um fundo preto. Em vários casos, grandes leopardos negros foram confundidos com jovens tigres.

Em 1773, o artista James Forbes, a serviço da Companhia Britânica das Índias ocidentais em Kerala, sudoeste da ìndia, pintou uma aquarela de um tigre totalmente Negro morto uns meses antes pelos Naires (Casta superior) do grupo guerreiro xátria entre os hindus nessa região. A pintura foi perdida, mas a descrição de Forbes ainda sobrevive:

" Eu tive a oportunidade de incluir um retrato de um extraordinário Tigre, morto uns poucos meses antes pelos Naires nessas proximidades e o apresentaram a seu chefe como uma grande curiosidade. Era totalmente negro, também listrado como o Tigre-Real com contrastes de uma gradação mais escura, com brilhos cor púrpura. Meus lápis e pincéis são ineficientes para exprimir essas tão subtis gradações; não posso descrever melhor do que dizendo que seriam as diferenças que se percebem num tecido negro com variações de contrastes de um rico veludo. "

Black Tiger, James Forbes, 1772
Isso corresponde às marcas "fantasmas" que se apresentam num leopardo negro ou um jaguar da mesma cor.
Marcas fantasmas características de um jaguar negro.
No caso do tigre, seriam listras.
Comentou-se sobre um tigre negro morto no sul de Assam em 1928, mas a pelagem estava em péssimo estado e não pode ser salva. Outro caso similar nessa mesma época foi registrado nas províncias centrais, era um tigre marrom (castanho) escuro com marcas negras. O relatório de T. Banjie's "Tigers in China " (1983) informava acerca de diversas ocasiões em que tigres negros foram vistos em Dongning na China. As visualizações foram em 1951, 1953 e 1957 e esse dito tigre negro teria sido capturado em 1972.Em 1992, a pelagem de outro tigre que aparentava ser um melanístico verdadeiro foi confiscado de um caçador e contrabandista em Tis Hazari, no sul de Delhi. O topo da cabeça e o dorso eram negros, enquanto que os lados do corpo mostrava listras sombrias sobre um fundo branco. O pelo foi exposto no "National Museum of Natural History", Nova Deli, em fevereiro de 1993.

No Cinema: No filme Beastmaster ("príncipe guerreiro", no Brasil) de 1982, há um tigre negro chamado Ruh. Um tigre de coloração normal foi pintado de preto para fazer o filme, ele se chamava Sultan, e morreu dois anos depois, com problemas de pele devido as toxinas do corante.

Abaixo fotos dele e vídeo.

Ruh, o tigre negro do filme beastmaster. 
Tigre negro do filme beastmaster(clique para assistir um curto vídeo dele)

Tigre negro, filme beastmaster